Coronel João Carlos Sobral dos Santos

O Coronel de Infantaria João Carlos Sobral dos Santos nasceu a 23 de fevereiro de 1963 em Quelimane – Moçambique. Foi promovido ao atual posto em 14 de dezembro de 2010.

Ingressou na Academia Militar em 13 de setembro de 1982, onde concluiu o Curso de Infantaria.

Está também habilitado com o Curso de Promoção a Capitão da Escola Prática de Infantaria e o Curso de Promoção a Oficial Superior. Possui ainda outros Cursos, nomeadamente o Curso de Operações Irregulares, o Curso de Métodos de Instrução e Curso de Segurança Militar entre outros cursos Militares.

Ao longo da sua carreira prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército e das Forças Armadas.

Na Escola Prática de Infantaria desempenhou funções de Instrutor de várias áreas dos Cursos de Formação de Oficias e Sargentos e Curso de Especial de Formação de Oficiais no Destacamento de Tavira do Regimento de Infantaria de Faro.

No Regimento de Infantaria do Porto desempenhou funções de Comandante de Companhia e Comandante do Centro de Instrução de Condução Auto.

No Quartel-General da Região Militar do Norte desempenhou as funções de Chefe da Seção de Educação Física e Tiro, Chefe da Seção de Instrução e Treino, Chefe da Seção de Informações e Segurança Militar, Chefe da Repartição de Instrução e Treino e Chefe da Repartição de Logística.

Na Direção de Recrutamento desempenhou as funções de Chefe da Seção de Regime de Voluntariado e Contrato.

No Comando da Região Militar do Norte desempenhou as funções de Chefe de Gabinete do General Comandante da Região Militar do Norte.

Na Direção de Obtenção de Recursos Humanos desempenhou as funções de Chefe da Repartição de Estudos Planeamento e Orçamento.

De Fevereiro de 2001 a Outubro de 2001, desempenhou funções como Oficial de Operações do 2º Batalhão de Infantaria da Brigada Ligeira de Intervenção em TIMOR-LESTE.

De Setembro de 2003 a Março de 2005, desempenhou funções de Diretor Técnico do Projeto 5 – Centro de Instrução de Operações de Apoio à Paz, no âmbito da cooperação Técnico-Militar com a República de Angola.

No posto de Tenente-Coronel, de Julho de 2006 a Setembro de 2008, foi Comandante da Unidade de Apoio do Comando do Pessoal.

Como Coronel, de Janeiro de 2011 a Maio de 2012, exerceu as funções de Subdiretor da Direção de Obtenção de Recursos Humanos do Comando do Pessoal, de Maio de 2012 a setembro de 2014 comandou o Regimento de Infantaria Nº 3, de janeiro de 2015 a Janeiro de 2016, exerceu as funções de Diretor Técnico do Projeto 1 – Estrutura Superior das Forças Armadas, no âmbito da cooperação Técnico-Militar com a República de Cabo Verde, de março de 2016 a julho de 2018 exerceu o cargo de Chefe de Estado-Maior do Comando Operacional dos Açores e de agosto de 2018 a agosto de 2019 exerceu as funções de Diretor Técnico do Projeto 1 – Estrutura Superior das Forças Armadas, no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa com a República de Moçambique.

É condecorado com a Medalha de Serviços Distintos grau prata, a Medalha de Mérito Militar de 1ª e 2ª classe, a Medalha Cruz de S. Jorge de 2ª classe, a Medalha de D. Afonso Henriques de 2ª classe e a Medalha Comportamento Exemplar grau ouro.

É casado e tem duas filhas.