No período de 22 de novembro de 2022 a 14 de janeiro de 2023, professores do nosso Instituto participaram, com distinção, na 23.ª Ação de Formação “Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos – O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário”.
Foram trabalhados temas relacionados com a Estratégia Nacional de Educação Para a Cidadania, o Sistema Internacional, Fundamentos Jurídicos da Segurança: Segurança e Direitos Humanos, Igualdade do Género: Agenda Mulheres, Paz e Segurança, Identidade e Globalização na Contemporaneidade, atividades da Defesa no âmbito da Temática, a implementação do Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e a Paz em meio escolar, o Serviço de Informações e Segurança: quadro institucional e missões e a Ciber-resiliência. A formação culminou com um exercício prático de Simulação de crises e com a apresentação dos trabalhos individuais realizados por cada um dos docentes, com base no Referencial de Educação Para a Segurança, a Defesa e a Paz.
Esta foi uma formação promovida e dinamizada pelo Instituto da Defesa Nacional (IDN) que contou com participantes do Instituto dos Pupilos do Exército e do Colégio Militar e que se realizou em modo B-Learning.
O apoio e o profissionalismo demonstrados pelos formadores e representantes do IDN foram extraordinários e facilitaram o enriquecimento dos conhecimentos dos nossos docentes.