Realizou-se no passado dia 21 de outubro pelas 14H00 no auditório da 2.ª secção uma sessão do Projeto Conversa com valores. O palestrante foi o Antigo Aluno Dr. Victor Vasques. Assistiram no anfiteatro todos os alunos do 11.º ano e os alunos do 10.º e 12.º do Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. A sessão foi transmitida em streaming para os alunos do 9.º ano das turmas A, B e C na 1.ª secção.

O palestrante começou por fazer uma retrospetiva da sua infância, nos tempos em que Portugal tudo se baseava no Fado, Fátima e Futebol. Ir a Espanha era algo semelhante a entrar noutra dimensão. 

O seu sonho desde muito cedo era ser astronauta e não havia ninguém na família que lhe disse se que não podia ser. Foi esta a razão que o levou a decidir vir estudar para os Pupilos do Exército, escola militar. Em seguida iria candidatar-se à Academia Militar – Força Aérea.

Entrou no ano de 1977 e foi o número 161/77. A sua alcunha, no início foi “o brigas”, seguida de “o astronauta” e finalmente, “o cientista”.

Acabou por desistir do seu sonho de ser astronauta quando lhe foi detetado um problema de visão. O seu objetivo passou a ser o de ser arquiteto.

Numa conversa de café com uma amiga, acabou por decidir ir para o INP. Foi na altura em que o mundo criativo e uma nova atmosfera surgiu no Bairro Alto.

Fez parte deste novo mundo e entrou no mundo da publicidade.

Formou a sua primeira empresa e ganhou muito dinheiro. Esta experiência permitiu-lhe entrar para a McCann.

Esteve em seguida e durante anos na empresa Grey como presidente e CEO, tendo ganho prêmios em todas as principais competições do sector da publicidade.

Principais lições aprendidas:

Com 10 anos fez o desenho da sua casa de sonho. Aos 35 anos construiu essa casa.

Os 4 pilares da vida são a saúde, a família, a realização e finanças.

Quando um destes pilares falha, tudo o resto fica desequilibrado e o risco de tudo se desmoronar é grande.

Em 2017, no topo da carreira e da sua afirmação materialista, face ao desequilíbrio da sua vida particular e stress, a agitação era imensa e concluiu com aquele ritmo e tipo de vida iria ser cada vez mais infeliz e corria o risco de morrer cedo.

Decidiu mudar, desistiu de tudo e aos 50 anos começou tudo de novo.

Nas palavras de Augusto Cury, “Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir!”

Não há impossíveis

“Nossa maior glória não é nunca haver caído, e sim ter levantado depois de cada queda. “ 

Criou a Empresa de consultoria de gestão e marketing, Co-Up|Business Activation.

Chamou a atenção dos alunos para que lutem sempre por aquilo em que acreditam.

Pensar e criar é aquilo que temos de melhor e nos distingue.

Quanto mais temos a capacidade de pensar e criar mais sucesso teremos.

A chave do sucesso reside em 4 fundamentais aspetos:

  1. Saber

É preciso saber e conhecer muito bem o que se vai fazer 

  • Criar

Temos de ter sempre algo que seja diferente e relevante para colocar sobre a mesa, que se distinga.

  • Acreditar

Ter a coragem de, mesmo contra todas as probabilidades tentar, continuar a tentar e não desistir

  • Sermos Humanos.

Ninguém escolhe onde e como nasce. Não é por isso justo que tal condicione a existência de ninguém. Temos que reconhecer que somos todos humanos e iguais.

E disse ainda para termos em mente e acreditar sempre que “Querer é Poder”.