Hipócrates, considerado o pai da medicina, divulgou, há mais de 2500 anos a ideia de que “Somos aquilo que comemos” acrescentando “Que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento”.

Com o objetivo de assinalar este dia, chamando a atenção da comunidade educativa para a importância de uma alimentação saudável, equilibrada e sustentável, foram realizadas algumas atividades dinamizadas pelo Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) em articulação com o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), com o Projeto Escola Azul e com a disciplina de Educação Visual.

Assim sendo, convidámos, pelo terceiro ano consecutivo, a Chef Patrícia Borges, a presentear-nos com uma palestra subordinada ao tema “Pescado Sustentável”. Detentora do título de Especialista em Hotelaria e Restauração, Mestre em Turismo e Licenciada em Produção Alimentar em Restauração, investiga na área de inovação e desenvolvimento de novos produtos aplicados à indústria, utilizando recursos marinhos menos valorizados. Entre as suas produções destacamos as “almôndegas de cavala”, “hambúrguer de cavala Fish Gourmet” e “conserva de cavala com pickle de manga picante”.

Precedido de grande curiosidade, proporcionou deliciosa degustação e enorme satisfação o seu “Wrap de cavala” que complementou o menu Saudável e Sustentável do almoço deste dia, no refeitório do IPE, com a presença simpática e divertida da nossa MASCOTE do Dia Mundial da Alimentação, a “Sr.ª D. Cavala”!

Foram, ainda, distribuídos a todos os alunos, durante a hora de almoço, individuais de mesa informativos, com Naturezas Mortas elaboradas pelos alunos do IPE na disciplina de Educação Visual. A seguir ao almoço, os alunos de 7.º ano, na disciplina de Ciências Naturais e em parceria com o Centro de Recursos Educativos (CRE), participaram numa atividade laboratorial intitulada “Espetadas de Fruta Equilibristas”. O entusiasmo foi mais que muito e acompanhado do consumo das frutas utilizadas nas referidas espetadas!

Os alunos do 2.º ciclo elaboraram, na disciplina de Ciências Naturais, marcadores de livros com informação sobre a importância do consumo de frutas e de hortícolas. Estes marcadores foram distribuídos pela comunidade escolar como forma de sensibilização.

Esta panóplia de atividades proporcionou todo um ambiente dedicado ao Dia Mundial da Alimentação, que contou com a colaboração dos Docentes que acompanharam os alunos às palestras, dos Responsáveis pela Companhia de Serviço, Logística e pelo Refeitório, bem como do Corpo de Alunos.

Um grande bem-haja a todos!