No âmbito das comemorações do 90.º aniversário da Associação dos Pupilos do Exército (APE), o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu à cerimónia de inauguração da Estátua de homenagem ao Pupilo do Exército, da autoria do Mestre e antigo aluno, Professor Escultor António Jacinto Reis Vidigal.

A cerimónia decorreu na Praça General Vicente de Freitas, em São Domingos de Benfica, em Lisboa, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Carlos Moedas, do Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, do Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Rui Guerra Pereira, do Diretor de Educação do Exército, Major-General Dias Gonçalves, entre outras entidades militares e civis.

As Honras Militares ao Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas ficaram a cargo do Batalhão Escolar do IPE e da Banda do Exército.

Em 2017, surgiu a oportunidade que deu origem à criação da Estátua em homenagem a todos os antigos alunos e à escola onde foram educados. Esta Estátua representa um sonho de muitas e muitas gerações de antigos alunos do Instituto que o viram agora concretizado e ilustra o lema dos Pupilos do Exército – “Querer é Poder” –  em que o Pupilo consegue dobrar, com as suas mãos, uma barra de aço.

Muitos parabéns a todas as entidades envolvidas na cerimónia e que tornaram possível a concretização do sonho.