No dia 6 de maio, os nossos alunos assistiram a mais uma palestra no âmbito do projeto “Conversas com Valores”, dinamizada pelo antigo aluno, o Engenheiro Gonçalo Castro Carvalho, fundador e proprietário da empresa Engitagus.  

Num tom informal, conversou com os nossos alunos do 9.º ano acerca da sua vida enquanto pilão: “Uma vez pilão, pilão para sempre”. Segundo o mesmo, os anos que viveu na nossa casa foram os melhores da sua vida. Foi neste lugar que criou laços de amizade para sempre. 

De seguida falou do seu percurso académico, depois de ter saído do Instituto onde concluiu o bacharelato em Energia e Sistemas de Potências. De seguida, concluiu a sua licenciatura em Engenharia Eletromecânica – Especialidade de Frigotecnia no Instituto De Eletromecânica e Energia. Começou a trabalhar no Banco Espírito Santo, atual Novo Banco, onde realizou o estágio. Este acabou por ser o seu pontapé de saída para construir o seu percurso profissional. Mais tarde, fundou a sua empresa – Engitagus, uma empresa ligada ao mercado das Instalações eletromecânicas, especializada em projeto e gestão de energia.  

2019 foi um ano que o marcou profundamente. Efetivamente, nesse ano, o ciclone Idai atingiu Moçambique, país onde expandiu os seus negócios. De imediato, procurou prestar auxílio a este país que tanto necessitava. Se inicialmente pensou angariar bens não perecíveis para encher um contentor, acabou em cerca de duas horas e meia por encher sete contentores. Muitos antigos alunos mobilizaram-se para esta causa. Segundo o nosso antigo pilão, foi uma experiência bastante gratificante. Quando ajudamos os outros, acabamos por dar um sentido à nossa vida, pois só damos valores às coisas quando as perdemos.