No âmbito do projeto “Conversas com valores”, os alunos do 9.º Ano das turmas A e C assistiram a uma palestra dinamizada pela nossa antiga aluna 1125/16 Daniela Gafencu.

Numa conversa informal, a nossa palestrante falou do seu percurso académico no Instituto. Ingressou no curso profissional de Técnico de Gestão em setembro de 2016. Considerou este curso como sendo uma mais-valia e o mais abrangente de todos. Referiu ainda a sua experiência como estagiária durante o 11.º e 12.º anos e como foi elaborar a sua Prova de Aptidão Profissional.

Referiu ainda os diversos momentos que a marcaram mais ao longo da sua vida pilónica, nomeadamente o seu apadrinhamento, a semana de campo realizada na Academia Militar, o momento em que apadrinhou um aluno mais novo, o dia em que se tornou graduada, o prémio da revista “Querer é Poder” que recebeu, entre outros. 

Referiu ainda que por não ter tido a nacionalidade portuguesa, não conseguiu ingressar na Escola Superior de Polícia no curso de Ciências Policiais, mas não desistiu de concretizar o seu sonho: entrar na faculdade para tirar um curso. No ano seguinte, conseguiu ingressar no curso de Sociologia no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. 

Sempre com um sorriso e com grande cumplicidade, respondeu às várias dúvidas dos nossos alunos, principalmente relacionados com o seu curso profissional e a PAP, que a nossa antiga aluna apresentou.  

Terminou a sessão, apelando aos alunos para não terem receio em optar por um curso profissional e, principalmente, ministrado no nosso Instituto.