No dia 29 de abril, os alunos do Ensino Secundário participaram em mais uma “Conversa com Valores” com a Antiga Aluna do Instituto Mariana Baptista, atual cadete da Escola Naval.

A palestrante ingressou no nosso Instituto em 2010. Recordou com saudade a sua vivência e experiência enquanto pupila, a sua participação na classe especial de ginástica e as suas viagens à Finlândia e ao Brasil. No 12.º ano, foi nomeada, para grande surpresa sua, como a primeira Comandante de Batalhão feminina. Destacou ainda o quanto foi importante estudar no IPE, nomeadamente o seu desempenho, a facilidade em cumprir com as obrigações e objetivos.

Tornou a seguinte frase o seu lema: “Remamos todos para o mesmo lado, temos todos o mesmo objetivo”. Muitas e variadas foram as análises feitas pelos alunos sobre este lema. Chegaram à conclusão de que todos gostam de estudar no Pilão e estão todos a remar no mesmo sentido.

Seguidamente, descreveu com orgulho e emoção o seu percurso na Escola Naval. Em jeito de resposta sobre o seu percurso na Escola Naval, Mariana respondeu: “Navegar é cativante, a riqueza daquilo que vivemos nos navios é única”.

A nossa Antiga Aluna concluiu a sessão respondendo às várias solicitações dos nossos pupilos, mas relembrou-lhes que foi difícil chegar onde chegou, mas que nunca, nunca desistiu de alcançar aquilo que queria.