No âmbito da “Conversa com Valores” realizada no dia 25 de março, o Sr. Engenheiro Rui Silva partilhou com alunos do 9.º ano a sua experiência enquanto Antigo Aluno e Alpinista. O nosso palestrante escalou o Evereste, sendo o quinto português a conseguir a proeza de alcançar o seu cume.

Rui Silva nasceu em África, em 1973, e estudou no IPE desde o 5.º até ao 12.º ano, altura em que saiu do Instituto para ingressar no Instituto Superior Técnico e tirar o curso de Engenharia Eletrotécnica.

Foi com uma mensagem de rigor, perseverança e resistência que falou aos alunos, que o ouviram de uma forma entusiasmada. Salientou que a sua formação no IPE em muito contribuiu, não só para a sua vida no geral, como para esta difícil viagem ao Evereste.

O interesse dos alunos manifestou-se nas perguntas mais curiosas: “Como é que se toma banho?”; “Onde se fazem as necessidades?”; “Correu risco de vida?”.

O percurso de vida de Rui Silva, que hoje é health coach, depois de vários anos a trabalhar na área das tecnologias, despertou também nos alunos muita curiosidade.

A resposta à pergunta de um aluno “O que é que se sente?” resumiu a lição de vida que os alunos, sem dúvida, guardarão: “Imaginem que têm um objetivo muito difícil, mas imaginem que esse objetivo vos leva até ao sítio mais bonito do mundo. O resultado? Cansaço? NÃO, felicidade absoluta!”