No passado dia 4 de março, no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular “O Mundo é a Nossa Casa”, as três turmas do 7.º ano, no seu Domínio de Autonomia Curricular “A Imagem no Mundo”, visitaram o Planetário de Marinha, anteriormente designado por Planetário Calouste Gulbenkian, em Belém.

Os alunos assistiram à projeção panorâmica do céu noturno durante a sessão Estrelas Galáxias e Mais Além! que integrou vários temas ligados à astronomia, exploração do espaço e cartografia estudados durante as aulas de Físico-Química, Ciências Naturais e Geografia.

A sessão desenrolou-se num ambiente apropriado onde não faltaram estrelas, constelações e nebulosas. Em diferentes latitudes vimos corpos celestes no céu visível e no céu profundo e, na nossa viagem, fomos a nebulosas, enxames de estrelas e galáxias, explorando diferentes “paisagens celestes”. Também abordámos a formação e a evolução do universo, culminando com uma extraordinária viagem através de um buraco negro…

Foi com grande entusiasmo que os alunos participaram nesta visita de estudo. Regressámos todos ao IPE com uma curiosidade acrescida sobre a imensidão do Universo que nos rodeia…