Como já demos notícia o IPE participa com quatro turmas, duas do 8.º ano e duas do 10.º ano, integradas na componente das disciplinas de Ciências da Natureza e Área de Integração e transversalmente com o seu programa de Educação para a Saúde e Projeto de Cidadania e Desenvolvimento, no Projeto 1Planet4all.
Passada a fase de exploração, de compreensão das dinâmicas e do alcance do Projeto, e garantida que ficou a nossa adesão aos seus objetivos de promover o desenvolvimento sustentável, passámos já à fase de execução da Nossa Floresta Autóctone, integrada na 2.ª Secção, capaz de fixar carbono e de produzir oxigénio, assim contribuindo de forma Útil, como é o nosso ADN, para um futuro melhor.
Continuando a contar com os ensinamentos e colaboração do Dr. Diogo Mendes da ONGVIDA, recebemos o composto e as nossas ferramentas.
Connosco também têm estado a Companhia de Serviços do IPE, que nos disponibilizou uma sala para as ferramentas e nos irá disponibilizar um ponto de água para a instalação do sistema de rega gota a gota, e como sempre, o Corpo de Alunos, a quem agradecemos as fardas para que pudéssemos lançar as mãos à obra.
E como os Bons Exemplos devem ser dados pelos Mais Velhos, as turmas do 10.º B e D, envolvidas no Projeto, já iniciaram a construção da nossa “Tiny Forests”, em contexto mediterrânico, assim tornando efetiva a transdisciplinaridade e a ligação institucional científica e prática que caracterizam o nosso ensino.
Com a ideia no papel e com as marcações no terreno, este é o tempo de Querer.
Em breve Poderemos ver a nossa “Tiny Forest” a crescer com as árvores próprias do nosso clima mediterrânico, tornando-se rapidamente autónoma e sem necessidade de manutenção. Uma perene sala de aula ao ar livre.
Voltaremos a dar mais noticias.
Links úteis:
https://ciencias.ulisboa.pt/pt/fculresta
https://earthwatch.org.uk/get-involved/tiny-forest)
http://vida.org.pt/2021/03/10/fculresta-uma-minifloresta-na-cidade-de-lisboa/?et_fb=1&PageSpeed=off
Muito positivo e interessante . Os alunos a melhorarem o espaço da Escola. A “ apropriarem/se” do seu presente e futuro. Querer é Poder