Nos dias 11 e 12 de janeiro, o secundário com as turmas do 10.º B e D, no âmbito da disciplina de Área de Integração, nomeadamente do tema referente ao desafio de um desenvolvimento sustentável capaz de prevenir, entre outros, o aquecimento global, a poluição e esgotamento de recursos, deu o passo inicial para o desenvolvimento da proposta de, recorrendo  aos  espaços  escolares  disponíveis, envolver  os  alunos  num  projeto  de pesquisa e execução de uma Floresta  Autóctone  e  Serviços  do  Ecossistema, como um pequeno espaço florestal integrado no espaço urbano mas capaz de fixar  de  carbono, e assim contribuir para a  minimização  das  consequências  das  Alterações Climáticas que já nos afetam a todos, globalmente.

Connosco estiveram a Dr.ª Ana Margarida Vaz, Coordenadora do Projeto 1Planet4all; e o Dr. Diogo Mendes, da ONGD VIDA, e Biólogo dinamizador ambiental do mesmo projeto.

Com a intenção de capacitar os nossos alunos para a imperativa mudança de atitudes face à redução de emissões e transição energética, o desfio lançado e aceite é no sentido da conversão de um espaço pouco produtivo num hotspot de biodiversidade, através do método pioneiro “Tiny Forests”, em contexto mediterrânico.

Será um Projeto transdisciplinar com a componente institucional, científica e prática, diretamente ligado à responsabilidade social e ambiental da instituição que deste modo contribui para os objetivos da Lisboa Capital Verde Europeia, permitindo a interação com potenciais parceiros que são referência na produção de conhecimento científico e na área de sustentabilidade, como são a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o seu Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.

Agora é lançar as mãos á obra; aprender a fazer e aprender fazendo e em breve vos esperamos a todos na nossa sala de Aula ao Ar Livre.

Links úteis:

https://ciencias.ulisboa.pt/pt/fculresta

https://earthwatch.org.uk/get-involved/tiny-forest)

http://vida.org.pt/2021/03/10/fculresta-uma-minifloresta-na-cidade-de-lisboa/?et_fb=1&PageSpeed=off