Numa sociedade em constante e permanente mudança, o sistema de ensino deve preparar os alunos para o exercício de uma cidadania ativa, oferecendo-lhes a possibilidade de desenvolverem as competências e capacidades adequadas, de uma forma inovadora e sustentável.

Os Cursos Profissionais ministrados no Instituto dos Pupilos do Exército já acompanham estas tendências. Contudo, estamos atentos aos desafios diários, pelo que divulgamos o estudo publicado ontem, dia 10 de janeiro, em Diário da República sobre o tema: “Perspetivar o futuro do Ensino Profissional”, do Conselho Nacional de Educação.

Neste documento, apresentam-se todas as vantagens do Ensino Profissional. É um ensino que vai ao encontro das necessidades e exigências de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, e que, com uma dupla certificação,  oferece também aos alunos a possibilidade de ingressarem no Ensino Superior através da:

a) realização de exames nacionais;

b) concurso especial (apenas para os alunos dos cursos profissionais);

c) ingresso direto (sem a realização de exames) em Cursos superiores técnicos, os quais, no final de dois anos, permitem o acesso ao mercado de trabalho, a equivalências e a uma  licenciatura relacionada com o curso em causa.

Os estudos apresentados neste diploma espelham o valor deste tipo de ensino: é mais abrangente, mais dinâmico, versátil e enriquecedor.

O IPE, para além das características inerentes a este tipo de ensino, acresce as particularidades e currículo internos que o tornam uma mais-valia e reconhecido.