No âmbito do projeto “Conversa com Valores” tivemos a oportunidade de receber o Antigo Aluno, Exmo. Sr. Superintendente da PSP, Carlos Resende da Silva. Esta sessão foi dirigida aos alunos do 9.º ano, ano em que se fazem escolhas relativamente ao futuro profissional.

O palestrante fez uma retrospetiva sobre a sua vida enquanto aluno no Instituto.

O dia mais difícil foi aquele em que teve de percorrer o caminho entre o internato e a porta de armas. Percebeu nesse momento que não podia olhar para trás. Tinha terminado o seu “caminho” no IPE. Foi com muita tristeza que saiu.

Descreveu em seguida o seu percurso profissional, do qual destacou o Comando da Brigada de Investigação Criminal. Foram várias as questões colocadas pelos alunos:

“Já matou alguém?”, “Correu riscos de vida?”, “Qual foi a coisa mais aterrorizante que viu?”, etc. O palestrante respondeu a todas as perguntas com muita assertividade, dando principal enfoque ao fator humano: as vidas que se salvam, os bens que são ressarcidos, a justiça que é feita, e acima de tudo, a segurança que é transmitida aos cidadãos.

Realçou os valores e princípios que norteiam a sua vida e modo de agir.

Relembrou que Coragem não é ausência de medo.

As palavras chave da sua comunicação são:

“Autoconstrução” – é fundamental os alunos refletirem sobre as suas atitudes e ações de modo a se autoconstruírem e reconstruírem.

“Autocritica” – a capacidade de análise, de se avaliar e corrigir.

“Entreajuda”, “Empatia”, “Perseverança”, “Altruísmo”, “Lealdade”, “Liderança”,

“Coragem”, “Disciplina”, “Dedicação”, “Insegurança confiante”, “Trabalho de equipa”, “Humildade” e “Camaradagem”

Deixou uma mensagem forte: “Tratem de ser as pessoas que querem ser… depende de nós, das nossas escolhas e de nos obrigar a ser quem queremos ser. Dá trabalho? Sim, muito. Tem de se fazer por isso. É na vossa idade que começa.  Foi com a vossa idade que comecei.”

Terminou, afirmando que é uma pessoa realizada e feliz.

Para quem merece, todas as portas se abrem!