A “Conversa com Valores” ocorrida no dia 10 de dezembro foi realizada entre o Sr. Dr. Mário Matos e as três turmas do 8º ano. Foi um momento de partilha de experiências por parte do Antigo Aluno, Administrador da TAP e atual Presidente da Direção na Associação de Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Lisboa (IPSS).

Foram apresentadas as várias saídas profissionais que o curso superior de Contabilidade e de Economia podem proporcionar. Foi igualmente uma oportunidade para os alunos apaixonadas pela aviação colocarem questões diversas: Quanto custa um avião? Que tipos de avião podem fazer a travessia aérea do Atlântico? Quais são os lucros que uma companhia aérea pode ter? É fácil pilotar um avião? Como é que se escolhem os aviões? Que tipos de avião tem a TAP? Que tipo de motor utilizam?

Como presidente de uma associação que trabalha em colaboração com escolas, centros sociais e lares, foi relembrada a importância de estarmos solidários e ajudarmos todas as pessoas que por diversas razões são diferentes. Não devemos olhar e ver em primeiro lugar a deficiência numa pessoa, devemos olhar além da deficiência e ver a pessoa, têm características diferentes com as quais vive. Relembrou o exemplo de Stephen Hawking que apesar das suas limitações em termos físicos e com a ajuda de todos os que lhe forneceram os meios tecnológicos, deu contributos inigualáveis à ciência.

A última pergunta à qual respondeu, foi colocada pela Sra. Prof.  Sofia Nascimento: “Qual é a melhor memória que guarda, enquanto Antigo Aluno do Instituto?”

“A Camaradagem e a Lealdade”