Pilotar aviões é o sonho de muitos jovens. Para esclarecer dúvidas e partilhar a sua experiência, o Antigo Aluno, Comandante da TAP e piloto de acrobacia aérea, Tiago Correia, fez uma palestra aos alunos do 10º ano. Para além de começar por fazer uma retrospetiva da sua vida enquanto aluno no Instituto do qual saiu em 2005, o Sr. Comandante demostrou como o IPE foi determinante para alcançar o seu sucesso profissional e pessoal. Desde cedo, ainda estudante, começou a trabalhar e com muito esforço, determinação e resiliência conseguiu concretizar o seu objetivo.

Foram muitas as perguntas que os alunos colocaram: “Qual a média? Qual é a duração do curso? Quais as disciplinas? Qual é o preço? Qual é a diferença entre ser piloto comercial e piloto da força aérea? Qual é o número de horas de voo por semana? Qual é o período de descanso entre voos?” …

A principal lição aprendida foi que a “aprendizagem ao longo da vida” é essencial. Um piloto realiza exames/provas de 3 em 3 meses. Está sempre a estudar e a aprender. De todos os países que visitou por todas as partes do mundo, o seu preferido é sem dúvida Portugal. Os valores, a disciplina, o rigor e as regras que se aprendem e vivem no IPE constituem um valor acrescentado aos alunos que os leva a destacarem-se dos restantes e a conseguir concretizar com êxito os seus sonhos.