O Concurso “História Militar e Juventude” é um concurso promovido pela Comissão Portuguesa de História Militar e pela Associação de Professores de História com objetivo de desenvolver nos alunos o interesse pela História Militar de Portugal.

Na 1.ª edição, com o tema “A História Militar de Portugal na minha terra”, participaram alunos dos 10 aos 19 anos, que frequentam o 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário (regular e profissional), distribuídos por três escalões.

O Instituto dos Pupilos do Exército participou com oito alunos, quatro a pares e quatro individualmente:

  • No 2.º Ciclo os alunos do 5.º ano, Gabriel Galvão com um trabalho sobre a “Praça Humberto Delgado” e Simão Carmo com o tema “Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas”;
  • No 3.º Ciclo as alunas do 7.º ano, Madalena Gonçalves e Elisabete Almeida com a elaboração de uma Biografia do Coronel Miranda Soares. AlunoDavid Durão com o tema “Uma família sintrense ao serviço da Pátria”. Aluno Bernardo Costa com uma biografia sobre Alberto José Vergueiro/ arma Mauser-Vergueiro. Do 9.º ano, as alunas Sofia Baldo e Mariana Mota realizaram um trabalho sobre o General António Xavier Correia Barreto, o fundador do Instituto dos Pupilos do Exército.

O aluno Bernardo Costa obteve uma Menção Honrosa com o seu trabalho em vídeo.

O IPE felicita os alunos pela empenho, dedicação e qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Uma palavra de agradecimento também aos professores que permitiram aos alunos alcançarem os resultados de excelência.

A todos, muitos parabéns!

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no passado dia 15 de julho, pode rever aqui: