“O futuro pertence a um tipo muito diferente de pessoas, com um tipo muito diferente de inteligência: pertence a quem é capaz de criar, empatizar, reconhecer padrões ou gerar conhecimento” Daniel Pink

Ao longo das gerações, o ser humano evoluiu, utilizando a sua inteligência para inovar e progredir.

Na disciplina de Projeto Tecnológico (PT), os alunos no 3.º ciclo sob orientação dos professores das diferentes áreas (Gestão, Mecânica, Eletricidade e Informática) desenvolvem e combinam várias ideias, experiências, necessidades e curiosidades. A imaginação e a criatividade são características exclusivas dos seres humanos. É pelo processo criativo que os alunos no 9.º ano criam um projeto final que resulta das experiências e dos saberes acumulados ao longo do 3.º ciclo. Segundo Amabile (2012), a criatividades é a capacidade de criar uma solução para os nossos problemas do quotidiano.

Através da disciplina de PT pretende-se estimular, desafiar a mente a dar uma resposta rápida e a solucionar os mais variados problemas. As diferentes áreas abordadas, as estratégias utilizadas permitem encorajar os nossos alunos a descobrir aptidões e/ou competências até então desconhecidas ou pouco desenvolvidas e incentivar o aluno a superar-se a si próprio.

Note-se que na disciplina de PT acaba-se por garantir que o aluno do IPE conheça as áreas que são dinamizadas no ensino secundário e desta forma o nosso currículo está cada vez mais próximo da realidade que podem encontrar no ensino secundário.

O IPE felicita todos os envolvidos pelo extraordinário trabalho realizado.

Querer é Poder!