Este ano, a celebração do nosso Eco-Dia esteve inserida nas comemorações do 110.º aniversário do Instituto dos Pupilos do Exército, no dia 25 de maio.

A atividade envolveu a participação de todos os alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, numa caminhada na natureza na modalidade Peddy Paper, realizada com as turmas divididas em pequenos grupos, devidamente acompanhados pelos Professores.

Foi no Parque Florestal de Monsanto que decorreu a atividade, cujo principal objetivo foi sensibilizar para a necessidade da proteção das espécies da nossa floresta nativa e a importância dos espaços verdes nas cidades.

Os grupos utilizaram, além do mapa em papel, uma aplicação de telemóvel com os trilhos marcados, todas as indicações do percurso e os vários desafios que tinham de resolver durante a caminhada.

No final, os participantes receberam uma árvore da floresta autóctone portuguesa como lembrança. Entre sobreiros, pinheiros, medronheiros e carvalho-cerquinho os alunos levaram uma árvore para ser plantada em família estendendo, assim, esta celebração ao núcleo familiar.

Como queremos que a ideia continue a crescer, houve o compromisso por manterem vivas cada uma das árvores e, no futuro, a partilha das fotografias com a história da plantação e do seu desenvolvimento.

Esta história está agora a começar, hoje deixamos um pequeno vídeo e brevemente contamos poder partilhar muito mais.

Foi uma atividade agradável para todos!

“Querer é Poder”