Assinalou-se, no passado dia 25 de maio, o Dia Festivo da Direção de Educação e o 110.º Aniversário do Instituto dos Pupilos do Exército (IPE). Este ano, à semelhança do ano transato, atendendo à situação epidemiológica em que vivemos, não decorreram as tradicionais cerimónias alusivas à efeméride. O programa de atividades comemorativas iniciou-se com o tradicional hastear da Bandeira Nacional e prosseguiu-se com uma Guarda de Honra à Alta Entidade, constituída por uma Companhia de Alunos, a três pelotões, comandada pelo aluno da 4.ª Companhia de Alunos, aluno Diogo Carmo, a S. Ex.ª o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General José Nunes da Fonseca. O programa comemorativo seguiu-se com uma Sessão Solene presidida pelo General CEME, que no seu discurso evocou o Dia da Direção de Educação, na pessoa do respetivo Diretor, Major-General Aguiar Santos, destacando a forma “empenhada, integradora e uniformizadora como tem sabido exercer a coordenação e a supervisão dos projetos relativos aos Estabelecimentos Militares de Ensino”. Aos alunos, o General CEME apelou para que tivessem sempre presente a divisa “Querer é Poder”: o “Querer” que significa opção, aspiração, objetivo, fim, ambição, em suma, define onde chegar; e o “Poder” que ilustra vontade, determinação, resiliência, constância, insistência, que, na prática, diz que “seremos capazes de lá chegar”. O programa comemorativo teve a sua continuidade com a inauguração da exposição – “110 expo”, na Sala do Aluno, com a qual se pretende refletir todo um trabalho de articulação disciplinar dos alunos do 3º ciclo, seguindo-se de um momento musical presenteado pela Big Band e o Grupo Coral e Instrumental do IPE.

As comemorações seguiram-se da parte da tarde com a realização de um Colóquio sob o tema “Refletir o presente do IPE com os olhos postos no futuro”, que contou com a presença dos palestrantes, antigos alunos, Tenente-Coronel Pascoal Rosado e Capitão Figueiras Marçal. No Colóquio foi ainda apresentado o novo Plano de Ação de Desenvolvimento Digital de Escolas (PADDE), que se encontra em elaboração para implementação já no inicio do ano letivo de 2021/2022, com o objetivo de tornar o Instituto numa Escola Digital, acompanhando desta forma o desenvolvimento digital a nível nacional. Ainda no âmbito da tecnologia digital foram realizadas as atividades: “realidade aumentada” e “navegar no IPE”, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de aprender e aplicar os conhecimentos adquiridos de uma forma lúdica com recurso a ferramentas digitais. O programa comemorativo terminou com a realização de uma missa de Memória e Ação de Graças na igreja da Nª Sr.ª do Rosário, celebrada pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério.

Parabéns a todos os militares e civis que prestam ou prestaram serviço na Direção de Educação e no IPE, assim como aos alunos, professores, encarregados de educação e a toda a comunidade educativa.