No âmbito do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) do IPE, todos os alunos de 7º ano, no passado dia 4 de dezembro, assinalaram o DIA MUNDIAL da LUTA contra a SIDA, através da participação no concurso “SIDA – SABER SABE BEM!”.

Mais uma vez, a Educação para a Saúde, a Educação Visual e as Ciências Naturais juntaram-se num projeto transdisciplinar que visou a sensibilização dos nossos alunos para a importância da Saúde Reprodutiva e da prevenção de comportamentos de risco no que às Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) diz respeito.

Deu-se início à atividade pela introdução do tema aos alunos, com a apresentação da simpática mascote da prevenção contra a SIDA e, paralelamente, com a exploração de um Powerpoint sobre HIV-SIDA, em que se proporcionou alguma partilha de ideias/conceitos bem como debate sobre o tema. Seguiu-se, no concurso propriamente dito, uma dinâmica de aula em que cada aluno retirava, aleatoriamente, uma frase de um recipiente, lia-a em voz alta e explicava aos colegas se a considerava verdadeira ou falsa.  Após algum debate, a turma decidia a oferta de três lembranças: um biscoito em forma de coração, um pin alusivo e um rebuçado. Verificou-se uma participação entusiástica pela generalidade dos alunos, tendo os objetivos a que nos propusemos com esta atividade sido amplamente atingidos.