No dia 24 de novembro de 2020 o 48º Curso de Formação de Sargentos de Serviço de Material – Mecânica apresentou o Projeto Pessoal de Natureza Transdisciplinar dedicado ao tema “Impacto Ambiental de Resíduos em Unidades do Exército”.
Assistiram presencialmente o Exmo. MGEN Aguiar Santos, DirEd e o COR Sobral dos Santos, DirIPE e não presencial (MSTeams) o Exmo MGEN António Cavaleiro, DirMat.
Este Projeto ambicioso e extremamente atual contemplou a seleção de seis categorias distintas de resíduos com maior enfâse para os resíduos associados às viaturas militares. O trabalho foi desenvolvido de acordo a Legislação Nacional, as Normas de Autoridade Técnica e as características das Unidades visitadas.
A preocupação referente à gestão de resíduos é já uma realidade das U/E/O nomeadamente em relação aos pneus usados, aos óleos usados, aos resíduos de equipamento elétrico e eletrónico e aos óleos alimentares usados. A colocação e a localização de pontos de recolha adicionais para alguns dos resíduos, assim como as ações de sensibilização e formação técnica, quando necessárias, são fatores a ter em conta. A distribuição e a proximidade geográfica das U/E/O podem desempenhar um papel de relevo através da identificação de sinergias. A categoria dos veículos em fim de vida carece de uma abordagem integrada e centralizada que irá, certamente, contribuir para a melhoria da situação presente. Por último, foi desenvolvida uma componente prática que demonstrou a reutilização de Resíduos Militares para fins diversos.

Este slideshow necessita de JavaScript.