Professora…. Isto é que é uma DIETA EQUILIBRADA !!!

 

Filipe Carvalho, 8ºC

 

A Comemoração do Dia Mundial da Alimentação da passada 6ªfeira teve várias vertentes, apesar do integral respeito pelas regras de higiene e segurança.

Nesta ocasião, tratando-se de um tema tão importante e abrangente, o ensino experimental das ciências marcou forte presença através de uma atividade laboratorial que juntou as Ciências Naturais e a Educação Alimentar, tal como previsto na planificação do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES).

O desafio lançado tinha implícita uma questão um pouco provocadora: o que é que a água, as espetadas de fruta e a força da gravidade fazem juntas na nossa escola?

Aprender sobre o Sistema Terra ao mesmo tempo que se realça a importância de dieta equilibrada com consumo regular de água e de fruta foi a resposta a essa questão.

Utilizar peças de fruta numa atividade que dá prazer, para além da aprendizagem realizada, reforça a proximidade e gosto por esse alimento tantas vezes evitado e rejeitado.

Quando, após conseguir a construção de um elaborado sistema de frutos em equilíbrio quase mágico, um aluno exclama “Isto é que é uma dieta equilibrada!“, resume todo um programa subjacente à atividade: relacionação dos dois conceitos – equilíbrio alimentar e equilíbrio de um corpo – e intensa criatividade na observação e na formulação.

Um agradecimento especial à docente Carla Costa que criou o cartaz de apresentação desta atividade!

 

A Equipa PES,

Alexandra Gonçalves e Mª Jesus Pereira