“Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como São Petersburgo.” Almeida Garrett, Viagens na minha Terra.

 

Enclausurados em nossas casas, consequência de uma pandemia, vimo-nos privados da nossa escola, dos nossos amigos e dos nossos colegas, de familiares e até de viagens bem assinaladas nos nossos calendários ou nas nossas agendas. Repentina e inesperadamente, vimo-nos entre muros e as únicas viagens autorizadas eram as pilotadas pela nossa imaginação. E surgiu, deste modo, o projeto interdisciplinar “Viajo à volta do meu quarto” – título inspirado em palavras de Garrett.

 

Os alunos do 6.º ano, turma A, foram desafiados pelos professores de Português, de Educação Visual e de TIC a fazerem uma viagem que teria como princípio e fim o seu quarto. O cartão de embarque comprometia o viajante a olhar e a sentir um novo mundo com mais detalhe: as cores, as texturas, as emoções, vertidas em palavras e arrumadas em slides… que convocariam uma liberdade nostálgica gravada num filme onde a voz e o traço de cada aluno protagonizariam uma história. O objetivo era um: fazê-los acreditar que a imaginação pode também alimentar a nossa felicidade.”

 

Link dos Projetos: https://narrativasdigitais4.webnode.pt/