O IPE
A sua aposta no Ensino Profissional
Os seus resultados

O Instituto dos Pupilos do Exército (IPE) dispõe de uma oferta educativa coerente, moderna e atrativa, tendo feito há cerca de 10 anos uma aposta clara no Ensino Secundário profissional e no desenvolvimento de áreas técnicas para as quais dispõe de um corpo docente jovem e dinâmico.
Contudo, a coerência do seu Projeto Educativo, faz com que logo desde o 2.º Ciclo do ensino básico, seja evidente a aposta no ensino das tecnologias de informação e comunicação, de onde destacamos, a título de exemplo, a Atividade de Complemento Curricular (ACC) de Programação e Robótica, selecionada em 2019 para a fase Regional do Concurso Nacional.

No 3.º Ciclo, o IPE dispõe de Plano Próprio, disciplina de Projeto Tecnológico, como oferta complementar devidamente estruturada em semestres e que se desenvolve ao longo dos três anos.
Neste Projeto o aluno tem contacto com diferentes áreas técnico-científicas que poderá vir a encontrar, mediante o resultado das suas escolhas, no Ensino Secundário. Aqui são lecionadas as áreas de Gestão; Informática; Eletrónica e Mecânica, podendo cada um desenvolver um Projeto Final no 9.º ano, na área da sua eleição.

No Ensino Secundário a oferta centra-se atualmente em 4 Cursos:

Técnico de Manutenção Industrial;

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos;

Técnico de Gestão;

Técnico de Electrónica, Automação e Comando;

Esta oferta formativa moderna e relevante está alinhada com as necessidades da economia e do mercado de trabalho garantindo deste modo a empregabilidade através da elaboração de estágios bem concebidos em empresas e instituições públicas e privadas de referência.
Para além da aposta nas áreas técnicas, o Instituto desenvolveu um Plano Próprio, denominado “Projeto 500 horas”, no qual, ao longo dos três anos do Ensino Secundário, o aluno aprofunda as áreas científicas, Matemática, Físico-Química, Economia, decisivas para o seu prosseguimento de estudos ou mercado de trabalho, consoante as suas opções e decisões.
Ao longo destes últimos anos que decorreram desde a aposta no Ensino Secundário Profissional, e apenas a título de exemplo, os nossos alunos tiveram oportunidade de estagiar, entre outras, nas seguintes empresas ou instituições de referência:
• Siemens
• Vodafone
• Embraer
• Advancecare
• Fundação Calouste Gulbenkian
• Marinha Portuguesa
• Sport Lisboa e Benfica

Também aqui a aposta e a preparação dos nossos alunos se tem revelado acertada. Em 2018/2019, mais um dos nossos alunos obteve a classificação de 20 valores atribuída por aquela que é uma das maiores marcas da industria cervejeira em Portugal, ao seu desempenho no Estágio profissional realizado.

O Instituto incorpora de forma absolutamente clara os mais recentes normativos emanados do Ministério da Educação e Ciência (MEC), mais concretamente os Decretos Lei 54 e 55/2018 de 6 de julho, tendo como paradigma a Escola onde cada aluno encontra as respostas flexíveis e ajustadas à sua individualidade e que lhe permitem um harmonioso desenvolvimento pessoal de modo a integrar a sociedade como Cidadão Útil e de pleno direito.

Deste modo o IPE considera ganha, clara, moderna e coerente a sua aposta no Ensino Profissional e apresenta os seguintes resultados nas mais diferentes áreas e que aqui ficam a atestar a sua qualidade:
• 2017/2018 – Menção Honrosa no Prémio Elidío Pinho – Ciência na Escola – Final Nacional, selecionado de entre 1250 projetos tendo recebido uma das 5 menções honrosas atribuídas;

• 2017/2018 – Prémio do Público – Nacional – com o desenvolvimento de uma aplicação para telemóvel SOS Signal, por alunos do 3.º Ciclo; 3.ª edição App`s for Good;

• 2017/2018 – APP`s for Good – Prémio do Público na Final Regional com a APP SOS Signal;
• 2018/2019 – APP`s for Good – Prémio do Júri na Final Nacional, com a Aplicação Color You que pretende ajudar todas as pessoas que sofrem de daltonismo;
• 2018/2019 – Prémio ACEPI; Navegantes XXI, com a APP Color You;
• 2018/2019 – Robótica – O IPE apurou-se, no âmbito dessa Atividade de Complemento Curricular, para a Final Nacional da 5.ª Edição do Concurso de Programação e Robótica, iniciativa da Direção Geral de Educação – Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas;
• 2018/2019 – Manutenção do Galardão Eco – Escola pelo 11.º ano consecutivo.
Resultados Escolares 2018/2019
Taxas de aprovação – Ensino Básico
5.º ano – 100%
6.º ano – 95,3%
7.º ano – 97,6%
8.º ano – 100%
9.º ano – 100%

Exames Nacionais – 3.º Ciclo
Matemática – IPE 70,7 – Nacional 55 – Diferença + 15,7
Português – IPE 63,3 – Nacional 60 – Diferença + 3,3
Diversos alunos deste nível de ensino, concluíram a sua formação com distinção e obtiveram a respetiva certificação em Língua Inglesa, Alemã e Francesa, respetivamente nos Institutos Cambridge, Goethe e Alliance Française.

Ensino Secundário
Técnico de Gestão – Taxa de Conclusão do Curso de 90%, com a média de 18,5 atribuída à componente de Formação em Contexto de Trabalho (FCT).
Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos – Taxa de Conclusão do Curso de 92%, com a média de 15,8 atribuída à componente de FCT.
Técnico de Manutenção Industrial – Taxa de Conclusão do Curso de 92%, com a média de 15,8 atribuída à componente de FCT.

Prosseguimento de Estudos
• Universidades Publicas e Politécnicos – Nível 6; licenciatura – 13 alunos;
• Universidades Privadas Nacionais e Estrangeiras – Nível 6; licenciatura 3 alunos;
• Academia Militar – 4 alunos;
• Escola Naval – Antiga aluna de 2017/2018 – Ex Aluna Comandante de Batalhão;
• Institutos Politécnicos – Nível 5; Cursos Técnicos Superiores profissionais – 6 alunos;
• Mercado de Trabalho – 4 alunos.

Internacionalização
Protocolos com o Colégio Militar de Porto Alegre e de Manaus no Brasil
Para este ano letivo de 2019/2020, o IPE irá aprofundar a sua aposta nos programa “E-Twining” e “Erasmus +”, onde entre outros se prevêm parcerias com Escolas Alemãs e que permitem a colaboração e o desenvolvimento de projetos assim como a integração dos nossos alunos nas áreas do ensino ao nível Europeu, onde estamos a competir com sucesso.
Todo este projeto atual de Formação de Cidadãos de Corpo Inteiro, está devidamente alicerçado numa politica de qualidade que lhe dá modernidade e coerência, rigor e capacidade de autoavaliação, sendo certificado e auditado regular e externamente, de acordo com a Norma Internacional ISO 9001:2015. Para além disso o IPE é uma Showcase School da Microsoft.

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/03-dez-2019/o-ensino-profissional-e-uma-das-melhores-formas-de-qualificacao-num-futuro-incerto-11551246.html