A Delegação do IPE presente em Manaus começou o seu dia no Museu MUSA, um parque com uma vista incrível sobre a floresta amazónica. Subimos a uma torre de observação que media 42 metros de altura, onde foi possível ter uma vista de 360 graus e observar as diferentes camadas da floresta, à medida que subíamos a torre.
No topo da torre foi possível ter uma noção do conjuntos das copas e das árvores emergentes que, ao todo, são: 1180 espécies de árvores, 139 espécies de arbustos, 219 espécies de ervas terrestres e muito mais.
Este lugar é, de facto, muito interessante pois a sua biodiversidade é diversificada em termos florestais.
Após esta manhã agradável, no meio do parque, fomos almoçar ao Colégio Militar de Manaus onde mais uma vez podemos experiênciar a gastronomia regional, que tanto tem sido apreciada pela nossa Comitiva.
Mais tarde fomos ao INPA, Instituto Nacional Pesquisa da Amazónia, um bosque com 13 hectares que possui fauna em cativeiro, onde foi possível observar: peixes-bois, ariranhas, jacarés, roedores, macacos, aves, répteis e insetos. Como curiosidade relativamente ao peixe-boi, tal como o nome indica, parece um boi pois é grande e inchado. Atualmente, encontra-se em vias de extinção devido à intensa procura da sua pele.
Quando nada fazia prever, conseguimos observar uma chuva tropical, com todos os seus sons, cheiros e cores características, o que nos potencializou uma experiência diferente. Estávamos a viver dentro de um documentário sobre a Amazónia. Aproveitando este cenário da natureza provamos e saboreamos o regional crepe de tapioca – divinal!
Agradecemos o fantástico passeio organizado pelo CMM e a companhia da comitiva de alunos e militares, que tão bem nos souberam receber!