A Direção-Geral da Educação (DGE), através da sua Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), levou a cabo, durante o mês de janeiro, um inquérito nacional para identificar os Clubes de Programação e Robótica existentes nas escolas. Desse inquérito resultou a identificação de 269 clubes.
Na sequência desse processo de registo dos Clubes de Programação e Robótica, o Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da (DGE), promoveu um Concurso “CLUBES DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA” (CPR), relativo ao ano letivo 2018/2019. Este concurso pretende apoiar atividades relacionadas com a programação e a robótica, desenvolvidas no âmbito dos CPR.

O IPE candidatou-se, submeteu o seu projeto e o plano anual de atividades do CPR, tendo sido apoiado para investir no seu Clube ACC Programação e Robótica:

” É com muita satisfação que comunicamos que o Clube de Programação e Robótica (CPR) do seu estabelecimento de ensino foi apoiado com uma verba de 180€, na 1.ª fase do concurso CPR 2018/2019.
(…)

A lista de Estabelecimentos apoiados, do ensino público e privado, está disponível em
http://erte.dge.mec.pt/cpr-concurso.

Na fase posterior, de acordo com o regulamento do concurso, os CPR participarão num evento regional, através de uma exposição e de uma apresentação pública, pelo que gostaríamos de poder contar com a vossa participação num desses eventos.
As datas e locais dos eventos regionais serão as seguintes:
– 25 de maio, no Porto
– 1 de junho, em Lisboa

(…)
Os CPR, distinguidos pelo júri nos eventos regionais, estarão presentes no evento nacional, que decorrerá no dia 3 de julho, em Lisboa, durante o qual serão premiados 12 CPR, 3 em cada uma das categorias a concurso.

(…)

Com os melhores cumprimentos,
A Equipa CPR

Milena Jorge
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
Direção-Geral da Educação “