Ficámos em 4º lugar e… apenas a um ponto do 3º e a dois pontos do 2º!!! Parabéns Pupilos!
No passado sábado, 6 de abril, o Instituto dos Pupilos do Exército (IPE) participou nas Olimpíadas de Química Júnior com uma equipa de três alunos do 9º ano. O evento decorreu no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.
A equipa Rutherford, formada pelos alunos Luís Campos (9º A), Lucas Cayolla e Rafael Frade (9º B), realizaram durante toda a manhã uma prova experimental e uma prova teórica. Seguiu-se o almoço no bar do Departamento de Engenharia Civil. Durante a tarde, enquanto se aguardava os resultados, os alunos tiveram oportunidade de fazer uma visita guiada pelo Campus Universitário que muito apreciaram, pois foi conduzida por dois estudantes de 3º ano de Engenharia Química que iam respondendo às suas questões. Para terminar, os guias brindaram-nos com algumas experiências, tais como a síntese de pega-monstros e a síntese do corante índigo (responsável pelo tom azul das calças de ganga), explicaram a diferença entre luminescência, fluorescência e fosforescência aguçando, assim, o apetite dos nossos pupilos para a escolha de Química no próximo ano letivo!
Foi um dia bem passado e uma experiência enriquecedora, em que os professores e os jovens de várias escolas interagiram e a nossa equipa de estreantes fez uma excelente prestação, obtendo uma menção honrosa.
Estou muito orgulhosa do desempenho, bem como do comportamento exemplar, destes nossos três Olímpicos.

Teresa Pericão