“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,

Muda-se o ser, muda-se a confiança;

Todo o mundo é composto de mudança,

Tomando sempre novas qualidades.”

 

Luís Vaz de Camões, in “Sonetos”

 

A Equipa Regional Lisboa e Vale do Tejo, do Ministério da Educação, incluindo os elementos locais do CFAE, convidou vários estabelecimentos de ensino, entre os quais o IPE, para um encontro de partilha das boas práticas ao nível da Autonomia e da Flexibilidade Curricular. O IPE, representado por 3 docentes (Coordenadora EMAEI, Coordenadora da Educação para a Cidadania e um elemento da Equipa de Coordenação PAFC), pôde, deste modo, partilhar com outras escolas, numa dinâmica de trabalho ativa, as iniciativas e atividades já implementadas ao nível das três áreas aqui representadas. Nos grupos de trabalho, refletiu-se sobre diferenciação pedagógica, sobre avaliação das aprendizagens e sobre educação para a cidadania.

Decorreu no dia 22 fevereiro na Escola Secundária Vergílio Ferreira.

 

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades…”, as vontades dos alunos, dos encarregados de educação. Os tempos são de mudança acelerada e a escola deve refletir sobre o melhor modo de acompanhar esta constante mutação da sociedade.

 

Faz falta uma nova Escola. Uma Escola que vença a inércia própria de grande e pesada estrutura que é, que vença o receio de pisar terreno desconhecido e que parta à descoberta de um novo paradigma de educação que a torne “pivot” deste complexo processo de formação dos cidadãos do futuro.

Passar conhecimento não basta, o “Saber dar a resposta certa” não basta! É preciso saber fazer as perguntas geradoras de conhecimento, é preciso fomentar o espírito crítico e a curiosidade científica. É preciso “ENSINAR a PENSAR”! Não se desvaloriza a transmissão de conhecimentos, mas questiona-se o modo e o fim: o futuro é uma terra por descobrir e a escola deve equipar os exploradores desse território desconhecido com as ferramentas da cidadania, do espírito crítico, da flexibilidade de raciocínio, da adaptação inteligente.

 

Alexandra Gonçalves