O Instituto dos Pupilos do Exército despediu-se hoje de um Soldado de excepção, o SMor de Inf Cmd Carlos Ferreira.
Militar pragmático, dotado de uma invulgar capacidade de relacionamento, o SMor Carlos Ferreira com facilidade granjeou a estima e a consideração dos que com ele serviram no IPE, nomeadamente de várias gerações de Pilões.

Os seus conselhos, a sua ponderação, as soluções que sempre encontrou para os problemas de cada um, construíram uma amizade que se perpetuará nas pedras Centenárias desta Escola.

A Escola está-lhe grata.

Muito Obrigado.

Carta de despedida do SMor Inf Cmd Carlos Ferreira:

“Meu Coronel, meu Amigo,

As contingências da vida fazem-nos tomar opções. Só o tempo dirá se a opção que tomei foi a mais correta. Mas uma coisa é certa, tomei-a em consciência pensada e bem ponderada.

Estive 10 anos no Instituto, 7 dos quais no “Pupilão”, onde vi crianças se tornarem adultos e onde ganhei alguns cabelos brancos. Vivi de uma forma intensa momentos muito bons e tive o privilégio de privar com pessoas que nunca mais vou esquecer.

Não queria deixar essa “casa tão bela e tão ridente”, lema que é partilhado pelos que nela cresceram ao longo dos quase 108 anos de história, sem endereçar o meu sincero agradecimento a todos pelo carinho e amizade que fui acumulando durante estes 10 anos. Deixo um especial apreço aos “simples”, que sempre ajudaram de uma forma empenhada nas tarefas do dia-a-dia.

Como diz o poeta “custa muito dizer adeus quando tudo o que desejamos é ficar”.

Um forte abraço e permita-me usar a expressão “Estamos Juntos”.

Carlos Ferreira
SMor Inf
Reserva”