Desde o seu início e pela terceira vez consecutiva, o IPE esteve presente na maior conferência tecnológica do mundo, Web Summit, para se inteirar do que melhor se concebe e produz no mundo da tecnologia. Este ano, os professores Patrícia Dinis, Marta Caseirito e João Cortez tiveram a oportunidade de contatar com as mentes mais brilhantes da área tecnológica, responsáveis pela definição dos caminhos futuros da tecnologia, que nos permitem orientar o foco do ensino no IPE, mantendo-o também na vanguarda da tecnologia.

Este ano o grande foco tecnológico esteve centrado na inteligência artificial e machine learning, mostrando o nível evolutivo e a maturidade já atingida por esta tecnologia, que nos permite interagir com cenários que já nos dificultam a perceção entre o virtual e o real. Outra área de intervenção da tecnologia que esteve muito presente durante todos os dias da conferência, foi o social and advertising recorrendo a tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual, estando presentes inúmeras startups com produtos criados para este fim.

É surpreendente assistir e verificar que, o espaço de 1 ano, é o suficiente para a tecnologia e consequentemente as novas tendências de mercado evoluírem, dando origem aos mais diversificados tipos de empresas que abrangem áreas tão distintas como a saúde, finanças, desporto, ambiente, alimentação, vestuário, segurança, tendo sempre como base o suporte tecnológico.