“Caríssimo Sr Sargento-mor Carlos Ferreira.

Agradecia que transmitisse ao Excelentíssimo Coronel João Augusto de Miranda Soares, MI Diretor do Instituto, a minha satisfação por ter participado na Cerimónia de Apadrinhamento dos Novos Alunos.

Por algumas razões fáceis de explicar foi a primeira vez que me disponibilizei para “padrinho” tendo essa aceitação por parte da Direção do IPE, aos 82 anos, constituído um apoio vital ao meu mundo envolvente de envelhecimento com procura de qualidade de vida. Na verdade este assumir de “mentor, conselheiro e protetor” do aluno do 10º ano 178/18, Herikiano António Furtado Calengue, pela inovadora missão que transporta é muito importante.

Antes, durante e depois da cerimónia tive oportunidade de trocar impressões com o Herikiano Calengue que me pareceu jovem com elevado potencial para absorver a excelente formação académica e promoção de valores, atitudes e práticas conducentes à concretização de projetos de vida éticos e socialmente válidos, como é próprio do Instituto dos Pupilos de Exército.

Depois da parte oficial da cerimónia troquei impressões com a aluna do 10º ano que foi “madrinha” e com a mãe do Herikiano o que também muito me agradou.

Parabéns meu caríssimo Diretor, tudo me pareceu altamente digno e de organização impecável.

Atenciosamente, saudações da maior consideração,

António Pena. ”