Realizou-se hoje, 20 de Outubro, a cerimónia de entrega do Galardão ganho pelo IPE, pelo 9º ano consecutivo, que consiste num certificado de Eco-Escola e na autorização de utilização do Logótipo das Eco-escolas.
A cerimónia foi presidida pelo excelentíssimo Diretor do Instituto dos Pupilos do Exército, CORONEL DE INFANTARIA JOÃO AUGUSTO DE MIRANDA SOARES e obedeceu à seguinte sequência:

• Breve alocução do docente responsável pela área do ambiente
• Hastear da Bandeira Verde Eco-Escola
• Desfile do Batalhão Escolar em Continência
• Descerrar do certificado de Eco-Escolas no pátio das cantigas.

A Bandeira Verde Eco-Escola é um galardão que simboliza o reconhecimento pelo trabalho executado na área da educação ambiental e para a sustentabilidade. Relembra-se ainda que o Programa Eco-Escola é um projecto educativo internacional promovido pela Fundação ABAE (ASSOCIAÇÃO BANDEIRA AZUL DA EUROPA) para a Educação Ambiental e apoiado pela Comissão Europeia.
No Instituto dos Pupilos do Exército, o coordenador do Programa Eco-Escola é o Engenheiro Luís Ferreira.

Discurso da Docente Marília Andrez
“Ex.mo Sr. Director, Coronel Miranda Soares,
Ex.mos Srs. Militares,
Ex.mos Srs. Professores,
Ex.mos Srs. Funcionários Civis,
Caríssimos alunos,

se não carece de demonstração o efeito nocivo da poluição ambiental para o planeta, também não nos parece que seja necessário esgotar os argumentos contra um modo de vida que tem tido como consequências o desperdício de recursos e a continuada acumulação de resíduos.
A mudança de comportamentos no Homem, que nos permitirá arrepiar caminho, tarda em acontecer, e para sermos mais eficazes, o esforço de educação, necessária para alterar os maus hábitos, deverá ser orientado para os jovens, que são os futuros pais e educadores.
Como, no essencial, se trata de uma questão de educação, cabe à sociedade e, em especial, à escola, este papel de esclarecer e ensinar. O Programa Eco-Escolas, para além de outras acções que concorram com este Programa para a preservação da natureza e do meio ambiente, torna-se, assim, uma ferramenta, que terá um papel decisivo na criação de hábitos saudáveis nos mais novos, de forma a inverter o caminho de destruição ambiental que temos trilhado colectivamente.

Neste sentido, o Instituto dos Pupilos do Exército têm, ao longo destes últimos anos, contribuído da melhor maneira para que aconteça a mudança e passemos todos a estar neste planeta de forma menos agressiva. A prova de que temos feito bem está no facto de nunca termos deixado de ganhar o galardão da Bandeira Verde.

É este trabalho, que é de todos, que hoje comemoramos com o içar da Bandeira Verde, esperando que, no ano lectivo que se aproxima, continuemos todos a participar com o mesmo empenho e boa vontade.

A todos o nosso muito obrigado!”