O Instituto dos Pupilos do Exército comemorou o Dia Mundial da Saúde.
Sob o lema “An apple a day keeps the doctor away” (uma maçã por dia mantém o médico longe), e no âmbito do projeto de Promoção e Educação para a Saúde, foi a comunidade escolar sensibilizada para a importância da alimentação na promoção da saúde.
Correspondendo ao alerta da OMS (Organização Mundial de Saúde) para a gravidade do problema da diabetes no mundo (e Portugal não é exceção: cerca de um milhão de diabéticos), e à sua sugestão de enfocar este dia 7 de abril nesta grande pandemia do nosso tempo, um grupo de alunos do 5º ano de escolaridade distribuiu simbólicas maçãs por todas as turmas. Chamaram, deste modo, a atenção para os benefícios que o consumo de frutas e vegetais em geral pode ter na prevenção da diabetes e no controlo de alguns dos seus principais fatores de risco, como o excesso de peso, a obesidade e colesterol elevado. Foram também realçados os efeitos benéficos destes alimentos no estado de saúde geral, com efeitos preventivos em outras doenças: cancro, doenças cardiovasculares, Alzheimer, etc.
Todos os elementos da comunidade escolar aderiram de forma extremamente positiva à iniciativa, colocando questões e mostrando, através da referência a casos seus conhecidos, que receberam a mensagem e a relacionaram com a sua própria experiência pessoal, podendo concluir-se que esta sensibilização obteve os efeitos pretendidos.