Coronel João Augusto de Miranda Soares

O Coronel João Augusto de Miranda Soares nasceu em Lisboa a 31 Janeiro de 1959.

Em 1977 ingressou na Academia Militar, tendo concluído o Curso de Infantaria em 1982.

Esteve colocado em diversas Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército em Portugal e no Estrangeiro, onde desempenhou funções de Comando, Direção e Chefia, bem como de Instrutor e Professor em diversos Cursos e Estágios. Entre as inúmeras funções desempenhadas destacam-se as seguintes:

Na área da Instrução como Comandante de Pelotão e Companhia, Instrutor dos Cursos de Formação de Oficiais das Forças Armadas Angolanas, Professor de Tática Geral e Operações Militares na Academia Militar.

Na área Operacional como Comandante da Companhia de Apoio de Combate e Comandante de Companhia de Atiradores do 2º Batalhão de Infantaria Motorizado (2ºBIMOTO/Abrantes); Oficial de Operações para o Apoio Aéreo e Oficial de Operações do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado (1ºBIMEC/CMSM); 2º Comandante do Regimento de Guarnição nº2 (RG2/ Ponta Delgada, Açores) e Comandante do Regimento de Infantaria nº 3 (RI3/Beja).

Em funções de Estado-Maior nacionais como Oficial de Operações da Brigada Mecanizada Independente (BMI/Santa Margarida), Chefe da Repartição de Planeamento de Forças do Estado Maior do Exército (EME), e internacionais na “Partnership Coordination Cell “ como “Chief of Exercise Branch” da NATO (Mons, Bélgica).

Ao longo da sua carreira o seu trabalho foi reconhecido através de catorze públicos louvores, sendo de destacar um concedido pelo Ministro da Defesa Nacional, um pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, onze por Oficiais Generais e um por Oficial Superior.

Foi também agraciado com diversas condecorações das quais se salientam, duas Medalhas de Serviços Distintos Grau prata, Medalha de Mérito Militar de 1ª e 3ª Classe e a Medalha de Comportamento Exemplar Grau Ouro e Prata.

O Coronel Miranda Soares é filho do Ex-Aluno (185/44), Carlos Alberto Lourenço Soares e tem 3 filhos.