No dia 07 de fevereiro, os alunos do 46º CFS da Arma de Transmissões, efetuaram uma visita ao Estádio da Luz em Benfica no âmbito da disciplina ITED – Generalidades.
Inicialmente, fomos recebidos pelo chefe da secção financeira Dr. Jorge Antunes que, no salão Nobre nos explicou como se procederia a visita e nos apresentou o Senhor Engenheiro José Pedro Ribeiro, Diretor de Infraestruturas. O Eng. José Pedro Ribeiro levou-nos então aos vários compartimentos de interesse à visita técnica efetuada.
Começamos pela sala de controlo e exploramos a função dos vários compartimentos que esta contém, como a reggie, a sala de vigilância, entre outros. Tivemos também possibilidade de visitar a sala de redação onde os jornalistas efetuam o seu trabalho de recolha e tratamento de informação.
Após passarmos pela área que dizia respeito ao tratamento e transmissão de informação fizemos uma rápida visita ao local responsável pela proteção de dados, onde se situam as UPS e conjuntos de baterias.
A partir deste ponto, e depois de uma exposição muito interessante de todos estes tópicos e curiosidades explicadas pelo Engenheiro acima referido, tivemos então a possibilidade de visitar os locais responsáveis pela alimentação elétrica do edifício. Esta parte da visita já foi assumida pelo Senhor Engenheiro Miguel Rei, responsável pela parte elétrica.
Em suma, pudemos apreciar alguns dos aspetos tratados nas aulas que nos ajudaram a perceber o quão complexa e importante é a arma de transmissões.