No dia 21 de janeiro recebemos a visita de Técnicas da Liga Portuguesa contra o Cancro com o objetivo de dinamizar sessões de sensibilização com os alunos do 9º ano. Nestas sessões foi transmitida informação sobre cancro e sua prevenção, tendo deste modo constituído um importante contributo para a promoção da Educação para a Saúde.
Além de terem tomado conhecimento do papel crucial da Liga Portuguesa contra o Cancro, os alunos aprenderam sistematizadamente o que é o HPV, como se transmite, quais os fatores de risco para o cancro do colo do útero e como se previne. Uma Escola Promotora de Saúde aspira a ensinar, desde cedo, as crianças e os jovens a tomar decisões responsáveis, com base em informação correta e atualizada, aumentando deste modo a probabilidade de se virem a tornar, no futuro, adultos ativos e saudáveis. Agradecemos a excelente apresentação feita pelas palestrantes, que criou um ambiente muito participativo, permitindo revelar a existência de algumas dúvidas, ideias erradas e desconhecimentos face a esta problemática e conduzir ao seu esclarecimento.

Esta ação contou ainda com a colaboração das Diretoras de Turma de 9º Ano, de docentes do Conselho de Turma e do CAL quer ao nível da organização, sensibilização e disponibilização de aulas, quer ao nível do acompanhamento/monitorização dos alunos.

A Coordenadora do PES, Alexandra Gonçalves