No seguimento da visita da delegação da Fundação CHINA SOONG CHING LING, o IPE participou ontem no Forum que se realizou no Hotel Tivoli Lisboa, e que teve o seu foco em torno da importância da educação e do desporto, na superação de problemas como a obesidade, flagelo que atinge grande parte da população escolar chinesa, na dificuldade de socialização da juventude escolar e nos fenómenos de exclusão versus integração de forma ativa, completa e útil na sociedade atual.

O Forum contou com a presença de vários especialistas Chineses, de entre os quais destacamos o Prof Wang Kaizhen, Vice Presidente da Capital Sports University, e Ms. Liu Hong, fundadora e CEO da Ynglets Children Sports, com presença ativa em mais de 15 cidades chinesas.

Do lado Português destacamos as intervenções do Presidente do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ) Dr. Vítor Pataco e do Dr. Pedro Proença, Presidente da Liga Portuguesa de Futebol, que procuraram transmitir a experiência, a visão e a realidade nacionais.

Nesta jornada, ficou bem patente, para os elementos do IPE convidados, o impacto positivo que o conhecimento do nosso Projeto Educativo teve na delegação Chinesa que nos visitou. Isso mesmo foi realçado pela sua Vice Presidente Tang Jiuhong, para quem a formação do jovem indivíduo, de forma técnica, científica e socialmente justa e integral, são o grande desafio para as sociedades atuais.

Da nossa parte foi um muito válido momento de partilha com uma realidade cultural diversa e diferente da nossa mas em que o essencial da reflexão, a educação do ser humano, é precisamente o que permite a universalidade do entendimento e a partilha do conhecimento.