Realizaram-se, no dia 15 de março, conforme previsto no projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES), em articulação com o ALF José Vilhena e o Corpo de Alunos, duas Sessões de Sensibilização/Esclarecimento sobre Sexualidade e Saúde Reprodutiva no IPE. Estas sessões tiveram como público-alvo todos os alunos do Secundário, tendo sido protagonizadas pela palestrante convidada, a Sr.ª Enfermeira Andreia Nunes do Hospital D. Estefânia.
Estas sessões beneficiaram da colaboração empenhada dos respetivos Diretores de Turma assim como dos Professores que acompanharam as turmas durante a atividade.
Os seus objetivos principais foram: a desmistificação de conceitos relacionados com a sexualidade; o desenvolvimento das competências para tomar decisões responsáveis e recusar comportamentos de risco ou que violem a dignidade e os direitos pessoais; o esclarecimento sobre a utilização, quando necessário, de meios seguros e eficazes de contraceção e de prevenção do contágio por Infeções Sexualmente Transmissíveis; o desenvolvimento de competências para pedir ajuda e saber recorrer a apoios, quando necessário.
A palestrante desenvolveu, de forma muito objetiva e esclarecedora, a sua apresentação, partindo das questões que, previamente e de forma anónima, os alunos tinham colocado por escrito numa “Caixa de Perguntas” preparada para o efeito.
Realça-se o ambiente de aprendizagem que se gerou, tendo os alunos participado de forma muito interessada, colocando questões importantes e pertinentes. Esta ação foi inteiramente de encontro à necessidade de esclarecimento e informação dos nossos alunos bem como ao objetivo primeiro de atuar ao nível da prevenção.