No dia 31 de outubro de 2017, a turma A do 8º ano do Instituto dos Pupilos do Exército foi conhecer o Jornal Diário de Notícias (DN) e o estúdio da Rádio TSF, órgãos de comunicação social que pertencem ao grupo Global Media Group, sediado em Lisboa.

Iniciaram a visita com uma “viagem no tempo”, realizada através de um vídeo, que lhes narrou a história do jornal, desde a sua fundação até à atualidade. Descobriram factos interessantes tais como o nome dos fundadores e data da sua fundação – o jornalista e escritor Eduardo Coelho e o industrial tipográfico, Tomás Quintino Antunes, no dia 29 de dezembro de 1864- e a primeira volta a Portugal ter sido realizado a cavalo, entre outros.

De seguida, participaram numa conversa sobre a evolução da comunicação e do jornalismo, e também sobre os perigos do online.

Na segunda parte da visita, os alunos participaram num workshop, promovido pela Medialab, com o intuito de realizar a Primeira página de um jornal, com notícias suas. Os trabalhos poderão ser consultados em http://medialab.dn.pt/galeria/.

A visita permitiu ainda aos alunos conhecer a redação do Diário de Notícias, onde puderam observar de perto em que consistia o trabalho de um jornalista bem como os Estúdio da Rádio TSF, onde tiveram o privilégio de falar com um radialista e assistir em direto a uma emissão radiofónica.

Visita de estudo 8º A from Isabel Couto on Vimeo.