Decorreu no passado dia 31 de Maio, a cerimónia de entrega dos prémios Portugal País de Excelência em Engenharia, organizado pela COTEC.
O IPE concorreu a este prémio, com um trabalho desenvolvido pelos alunos Rafael Costa e Gonçalo Fonseca que tiveram o apoio dos professores Patrícia Dinis, João Cortez e Luís Ferreira. Este trabalho consistiu no desenvolvimento de um jogo digital didático (gamificação), em que o personagem principal é o “Arquimedes” que solicita a aplicação de conceitos das leis da física e da matemática para a resolução dos vários problemas que vão surgindo. Este jogo, ainda um protótipo, pretende ser uma amostra da transversalidade que a informática permite no contexto da aprendizagem, podendo ser desenvolvido, em conjunto com os docentes das várias áreas do saber, e ser usado como ferramenta de apoio ao ensino dentro do IPE.
A presença do IPE nesta cerimónia permitiu que, alunos e professores contatassem com outras realidades e percebessem o tipo e o nível dos projetos apresentados, uma vez que sendo a área da engenharia uma área tão vasta, foi importante perceber em que áreas se situa o foco deste tipo de projetos. Apesar de o trabalho não ter sido premiado, o feedback do júri perante o objetivo do mesmo, foi extremamente positivo e incentivador.