Realizou-se no passado dia 27 de Maio, a cerimónia militar de comemorativa do 106º aniversário do IPE.

Presidida pelo Exmº General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico José Rovisco Duarte, a cerimónia contou com a presença de várias entidades, entre convidados oficiais, familiares dos alunos e antigos-alunos que num numero considerável fizeram questão de estar presentes, distribuídos por diversas gerações de Pilões, no aniversário desta sua casa.

De destacar a imposição de condecorações ao CMPA e ao IPE. Pelo Exmº General CEME, foi imposta a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, ao Colégio Militar de Porto Alegre, e pelo Exmº Vice-CEMA, foi imposta ao IPE a Medalha Militar da Cruz Naval.

Foram também entregues os prémios da Revista Querer é Poder.

Neste dia foram também galardoados mais duas personalidades que contribuem para o prestigio e afirmação do IPE com a Barretina de Honra.

Após o desfile do Batalhão Escolar, houve ainda tempo para assistir ás demonstrações da Classe de Dança do IPE e da Classe Especial de Ginástica, ás quais se seguiu o já tradicional e concorrido desfile do Batalhão da Saudade.

A cerimónia acabou com a visita à exposição dos trabalhos realizados pelos alunos e onde antigos e novos Pilões confraternizaram.

MA