Decorreu dia 27 de Janeiro, no auditório da 2ª Secção, uma Palestra sobre D. João de Castro – De Lisboa a Goa: revisitar a vida de D. João de Castro – (1500-1548).

O orador, Roger Lee de Jesus é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Mestre na mesma área com a tese “O Segundo Cerco de Diu 1546.

Com o Estudo de “História Política e Militar”, recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Defesa Nacional de 2013, instituído pela Comissão Portuguesa de História Militar.

É atualmente doutorando em História Moderna, na Universidade de Coimbra, onde desenvolve uma tese subordinada ao tema  «A Governação do “Estado da Índia” por D. João de Castro, 1545-1548 na Estratégia Imperial de D. João III».

O seu trabalho gira à volta da História da Presença Portuguesa no Oceano Índico durante o século XVI, interessando-se sobretudo pela construção e desenvolvimento do chamado “Estado da Índia” nas suas diversas vertentes. Tem vindo a apresentar comunicações em múltiplos colóquios e congressos entre Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Estados Unidos da América e Índia.

Direção do IPE agradece a disponibilidade manifestada e felicita pela qualidade e competência evidenciadas.