No dia 24 de Novembro os militares do 44º Curso de Formação de Sargentos, visitaram a Faculdade de Engenharia – Polo I da UBI e Data Center, PT ambos na Covilhã.

Na UBI, tiveram oportunidade de visitar os seguintes departamentos/laboratórios:

– NetGNA (Redes veiculares, IoT) onde se observaram os estudos sobre Redes autónomas de comunicações, em caso de falha das ligações tradicionais por motivo de catástrofe ou quebra de rede.

– SOCIO LAB (Visão computacional) onde se pôde constatar a captura de imagens, seguidas do seu tratamento informático para comparação com BD para busca de pessoas ou bens;

– RELEASE (Computação fiável e segura), onde se procura a busca de erros em softwares e possíveis acessos ilícitos aos mesmos.

Na visita ao Data Center PT da Covilhã, os formandos assistiram a uma apresentação em auditório onde foram dados a conhecer os serviços que este Data Center disponibiliza aos seus clientes, como Alojamento de BD, Backup remoto, Global Phone (central telefónica em nuvem), email, servidores privados, Dessktop remoto, sms express, vídeo-vigilância e servidores públicos, entre outros…

Foram ainda indicados os motivos da localização atual destas instalações:

– No centro do triângulo formado pelas cidades de Lisboa, Porto, Madrid;

– Probabilidade sísmica e de inundação baixa;

– Protocolo com as universidade da Beira Interior e Politécnico da Guarda;

– Ser uma zona fria e onde se pode aproveitar o as fresco para arrefecimento das instalações reduzindo-se as necessidades de energia;

– Ser alimentada por uma rede energética estável.

Durante a visita poderão ser observadas as instalações de apoio de geração de energia com PT´s, UPS e instalações de apoio para climatização com UTAS (Unidades de tratamento de ar), a eexistência de  um lago artificial que concentra as águas da chuva e que as armazena em dois depósitos de 15.000L para uso nas instalações e para arrefecimento do edifício do Data Center.

As actuais instalações são constituídas por apenas um edifício técnico (sistema modular), mas as instalações podem crescer para mais três, totalizando quatro edifícios técnicos.

A infraestrutura tem capacidade para instalação de mais de 50.000 servidores ligados à rede de fibra ótica PT de alta velocidade, com excecionais condições de segurança e fiabilidade.

Com um rácio de Eficiência de Utilização Energética (PUE) de 1.25, o Data Center é já uma referência a nível mundial.

 

 

Manuel Dias