A Família Pilónica juntou-se mais uma vez no passado dia 13 de Outubro, desta vez para a Abertura Solene do Ano Letivo 2016/17.

Fizeram questão de estar presentes antigos alunos, os alunos finalistas do ano 2015/16, o Corpo de Alunos, o Corpo Docente, familiares e diversas entidades civis e militares.

O Instituto teve a honra de receber Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que presidiu à Cerimónia e fez a entrega de diversos prémios aos alunos que se distinguiram ao longo do Ano Letivo anterior.

Sua Excelência o Presidente da República chegou ao Instituto pelas 14 horas e recebeu as respectivas Honras Militares pelo Batalhão Escolar, dirigindo-se depois para o local da cerimónia onde assinou o Livro de Honra do Instituto onde deixou as seguintes palavras:

“Na sua primeira visita ao Instituto dos Pupilos do Exército – muito privilegiada Instituição de ensino-, o Presidente da Republica e Comandante Supremo das Forças Armadas, ao associar-se à Abertura Solene do ano letivo, manifesta a permanente gratidão de todos os Portugueses. Vós sois a eloquente expressão de que ”Querer é Poder”.

Marcelo Rebelo de Sousa

Lisboa, 13 de Outubro de 2016”

Na abertura da secção, o Exmº Diretor do IPE, Coronel Miranda Soares, proferiu uma breve alocução alusiva ao momento.

A aula inaugural foi lecionada pelo Professor de Matemática Tiago Ribeiro, e teve como titulo “Infinitamente Perto”.

Por fim, foram entregues os diversos prémios que visam premiar os alunos que, ao longo do ano letivo anterior , se destacaram nas vertente académica e física.

Video da visita do Presidente da República

MA