Realizou-se no dia 20 de Setembro, uma visita de estudo dos alunos o 43º Curso de Formação de Sargentos de Transmissões, às instalações da empresa Coriant.

Esta visita teve como objectivo dar a conhecer aos alunos, a estrutura superior das redes de computadores, no nível precedente às operadoras de telecomunicações, onde se gere a largura de banda e a interligação entre redes Metro, através de equipamento desenvolvido nesta empresa.

Nesta empresa são desenvolvidas soluções inovadoras para as operadoras de telecomunicações, permitindo aumentar a performance e fiabilidade, mas reduzindo a complexidade e custos das redes mundiais. Desta maneira a garantem resposta às necessidades atuais e do futuro, que cada vez mais se baseiam em streaming e na cloud, serviços que utilizam cada vez mais largura de banda.

Os alunos foram recebidos pelo Eng.º Rui Morais, que ao longo da visita foi dando a conhecer a história, missão, organização e operação da empresa bem como os laboratórios onde a tecnologia criada é desenvolvida através de protótipos em testes e os equipamentos utilizados.

A visita enquadrou-se nas matérias lecionadas em ITED, Transmissão de Sinais, permitiu aos alunos do CFS compreender a dimensão das redes ao nível Metro (operadoras) e Backbone, e a tecnologia que está por detrás do que as operadoras nos apresentam, e com que se fundamentam para oferecerem cada vez mais largura de banda a cada casa.

 

MA