Decorreu entre os dias 18 e 24 de Julho na cidade de České Budějovice (República Checa) a 10ª edição do EUROGYM. Portugal esteve representado este ano por cerca de 800 atletas, em representação de 40 classes. O evento contou com 3900 inscritos provenientes de 21 países.

O IPE participou mais uma vez, com a sua Classe Especial de Ginástica.

O EUROGYM é um festival gímnico europeu para jovens, entre os 12 e os 18 anos de idade, que se realiza de dois em dois anos, é um evento organizado pela União Europeia de Ginástica (UEG) em parceria com uma Federação Nacional.

A abertura oficial realizou-se no dia 19 com um desfile das comitivas pelas ruas da cidade, seguindo-se a cerimónia de abertura, culminado na festa de boas vindas a todas equipas na Arena de Budvar.

A CEG realizou ao longo do festival exibições em diversos palcos espalhados pela cidade onde mostraram o resultado de um ano de trabalho árduo com muito entusiasmo, demonstrando determinação e atitude o que contribuiu para um desempenho a nível coreográfico que teve uma qualidade acima da média, o que resultou em agradáveis exibições para os espectadores.

Os nossos atletas ao longo destes sete dias de festival tiveram também a oportunidade de frequentar diversos workshops com temáticas tão diversas como “Woodball”, “Tumbling”, “Corfball” e Acrobática.

Uma palavra de apreço para a assídua e contagiante “Claque Especial de Ginástica” constituída por alguns dos pais dos nossos alunos.

Com o fim do evento já perto, realizou-se no dia 22 a Gala UEG, onde participaram as Classes escolhidas pela Federações representadas e pela organização local, sobre a forma de espetáculo.

O último dia foi preenchido com a Cerimónia de Encerramento, onde a bandeira da UEG foi entregue à Federação Belga, país anfitrião do próximo EUROGYM a realizar em 2018. A finalizar realizou-se a Festa de Encerramento com os atletas de todos os países e delegações presentes.

O regresso a casa começou cedo para a nossa Classe, o que permitiu conhecer a misteriosa e histórica cidade de Praga.

A Classe Especial de Ginástica está eternamente grata ao Instituto dos Pupilos do Exército e aos familiares que proporcionaram estes dias fantásticos a todos os ginastas da CEG. Agradece também todas as mensagens de apoio e incentivo que foi recebendo ao longo deste ano e por estarem sempre presentes.

MA

EGYM_08EGYM_011

EGYM_051