A Microsoft promove este ano a Kodu Kup 1ºCEB – Portugal 2015 -2016 junto das Escolas que estão a participar no Projeto Introdução à Programação no 1º Ciclo do Ensino Básico (IP1CEB), desenvolvido em parceria com a Direção Geral da Educação/ERTE (Ministério da Educação e Ciência).
Com esta iniciativa pretende-se desafiar os alunos e professores a criarem equipas que, ao mesmo tempo que dão os primeiros passos em linguagem de programação de uma forma divertida e motivadora, produzam um jogo de acordo com o tema a concurso. Assume-se ainda a intenção de promover o desenvolvimento da literacia digital, das competências digitais, a colaboração e o pensamento inovador.
Foi lançado em paralelo em conjunto com a ANPRI a KoduKup TIC 2015 – 2016 que visa atingir os mesmos objetivos integrando a programação na área curricular de TIC.
Pelo segundo ano consecutivo, o professor José Carlos Marques, docente do Instituto dos Pupilos do Exército, ficou responsável por este concurso sendo Embaixador da competição e Júri do mesmo.