Do Guião da Cerimónia:

HOMENAGEM AO EXCELENTÍSSIMO ANTIGO ALUNO FERNANDO BAPTISTA PIRES
“OS PUPILOS DO EXÉRCITO CASA ONDE A NECESSIDADE PARA APRIMORAR, DESENVOLVER E CULTIVAR A EXCELÊNCIA NASCE COM A ENTRADA DE CADA NOVO ALUNO, NUNCA VIVEU NEM VIVERÁ PARA CULTIVAR SUFICIENTES E MUITO MENOS FUNDEAR NAS SUAS PAREDES UMA HOMENAGEM A QUEM NÃO TENHA VIVIDO E CONDUZIDO A SUA EXISTÊNCIA PELOS DITAMES DA EXCELÊNCIA E DO EXEMPLO, PRECISAMENTE PARA QUE TODOS OS QUE UM DIA SE RECORDEM DESTA HOMENAGEM ENTENDAM QUE NESTA CASA O SUFICIENTE NÃO É NEM NUNCA SERÁ SUFICIENTE.”

O ANTIGO ALUNO FERNANDO BAPTISTA PIRES NASCEU A 08 DE OUTUBRO DE 1944 NA FREGUESIA DA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS, CONCELHO DE LUANDA-ANGOLA, , FILHO DO SARGENTO AJUDANTE ANTÓNIO JOÃO PIRES E DE DEOLINDA MOTA BAPTISTA PIRES. ENTROU PARA O INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO EM 01 DE OUTUBRO DE 1955, ONDE LHE FOI ATRIBUÍDO O NÚMERO 275, TENDO CONCLUÍDO O CURSO DE MONTADOR ELETRICISTA E RÁDIO MONTADOR EM 1962. NESSE MESMO ANO FOI INCORPORADO NO EXÉRCITO PORTUGUÊS ONDE CONCLUIU O CURSO DE SARGENTOS MILICIANOS, CUMPRINDO ENTRE 1964 E 1966 UMA COMISSÕES DE SERVIÇO EM MOÇAMBIQUE, PASSANDO À SITUAÇÃO DE RESERVA DE DISPONIBILIDADE EM 1966.
EM JANEIRO DE 1967 INICIOU A SUA CARREIRA PROFISSIONAL NA EMPRESA MULTINACIONAL AMERICANA FABRICANTE DE COMPUTADORES, HOJE COM O NOME DE UNISYS, ONDE DURANTE 38 ANOS DESEMPENHOU VÁRIOS CARGOS DE CHEFIA E DIREÇÃO, PASSANDO À SITUAÇÃO DE REFORMA EM 2005.
EM 2012 FOI GALARDOADO COM A BARRETINA DE HONRA.
DESDE JANEIRO DE 2014 OCUPA O CARGO VICE-PRESIDENTE DA DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO.
O SR. FERNANDO PIRES É CASADO, PAI DE DUAS FILHAS E AVÔ.

(PEQUENA PAUSA)

EXCELENTÍSSIMO SENHOR FERNANDO BAPTISTA PIRES POR TODO O SEU CONTRIBUTO E ÍMPAR CAMINHO ENQUANTO PILÃO, PROFISSIONAL BRILHANTE, ELEMENTO ATIVO DA ASSOCIAÇÃO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO E ACIMA DE TUDO, COMO HOMEM, PERMITA-NOS ESTA SINGELA MAS SENTIDA HOMENAGEM E INSPIRAR TODOS AQUELES QUE NESTA CASA ASPIRAM A SER ALGUÉM MAIOR PELA DEDICAÇÃO E TRABALHO. PELO SEU INESTIMÁVEL EXEMPLO E EXTRAORDINÁRIA VIDA, CONSTITUINDO-SE COMO MODELO DE “CIDADÃO ÚTIL À PÁTRIA”, FICARÁ O SEU NOME PERPETUADO NA DESIGNAÇÃO DESTE LOCAL COMO REFERENCIA PARA AS GERAÇÕES FUTURAS, PASSANDO A DESIGNAR-SE “SALA FERNANDO BAPTISTA PIRES.”

Mais fotos