“OS PUPILOS DO EXÉRCITO CASA ONDE A NECESSIDADE PARA APRIMORAR, DESENVOLVER E CULTIVAR A EXCELÊNCIA NASCE COM A ENTRADA DE CADA NOVO ALUNO, NUNCA VIVEU NEM VIVERÁ PARA CULTIVAR SUFICIENTES E MUITO MENOS FUNDEAR NAS SUAS PAREDES UMA HOMENAGEM A QUEM NÃO TENHA VIVIDO E CONDUZIDO A SUA EXISTÊNCIA PELOS DITAMES DA EXCELÊNCIA E DO EXEMPLO, PRECISAMENTE PARA QUE TODOS OS QUE UM DIA SE RECORDEM DESTA HOMENAGEM ENTENDAM QUE NESTA CASA O SUFICIENTE NÃO É NEM NUNCA SERÁ SUFICIENTE.”

O POETA, ANTROPÓLOGO E ENGENHEIRO AGRÓNOMO RUY CINATTI VAZ MONTEIRO GOMES NASCEU A 08 DE Março DE 1915 em Londres, FILHO de ANTÓNIO VAZ MONTEIRO GOMES JOSÉ RODRIGUES E DE HERMÍNIA CELESTE CINATTI EM OUTUBRO DE 1926 É ADMITIDO COMO ALUNO NO INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO, COM O NÚMERO 273, DURANTE ESSE ANO LETIVO, VOLTANDO A SER READMITIDO EM 1927, AGORA COM O NÚMERO 248. EM 01 DE NOVEMBRO ABANDONA DEFINITIVAMENTE OS ESTUDOS NESTE ESTABELECIMENTO MILITAR DE ENSINO, APARENTEMENTE DEVIDO A DOENÇA GRAVE.
EM 1943 INGRESSA NO INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA DE LISBOA E TERMINA COM A APRESENTAÇÃO DA TESE INTITULADA “RECONHECIMENTO EM TIMOR”, COM A CLASSIFICAÇÃO DE 19 VALORES. NA UNIVERSIDADE DE OXFORD ESTUDOU ANTROPOLOGIA E ETNOLOGIA.
DURANTE A SUA PERMANÊNCIA EM TIMOR DESENVOLVEU ATIVIDADE COMO FITO GEOGRAFO, INVESTIGAÇÕES NO CAMPO DA BOTÂNICA, FUNÇÕES DE CHEFE DE GABINETE E DOS SERVIÇOS DE AGRICULTURA DO GOVERNADOR, FICANDO SEMPRE LIGADO AO TERRITÓRIO TIMORENSE, EXISTINDO UMA ESCOLA COM O NOME, ESCOLA PORTUGUESA RUY CINATTI.
FOI CONSIDERADO COMO UM POETA ÚNICO NO SÉCULO VINTE, AVENTUREIRO, ANDARILHO E MÍSTICO, CULTIVANDO E CRIANDO UMA NOVA TOADA E RITMO NA APARENTE SIMPLICIDADE DA SUA POESIA.
FOI GALARDOADO COM O PRÉMIO ANTERO DE QUENTAL PELA OBRA “ O LIVRO DO NÓMADA MEU AMIGO” E COM O PRÉMIO NACIONAL DE POESIA, POR “SETE SEPTETOS”.
ADOECEU GRAVEMENTE EM AGOSTO DE 1986 E VEM A FALECER EM LISBOA, NA NOITE DE 11 PARA 12 DE OUTUBRO DO MESMO ANO, SENDO SEPULTADO NO CEMITÉRIO DOS INGLESES, EM LISBOA.
A 10 DE JUNHO DE 1992 FOI AGRACIADO A TITULO PÓSTUMO COM A GRÃ-CRUZ DA ORDEM DO INFANTE D. HENRIQUE, PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DR MÁRIO SOARES.

Mais Fotos Facebook